Conheça o Zabbix, História e Arquitetura

zabbix_logo_500x131 No post anterior falei sobre Porque monitorar um ambiente de ti? e comentei sobre o uso de NMS.

Hoje vou falar de um NMS Open Source (Sim, gratuito!) chamado Zabbix.

História Zabbix

Criado por Alexei Vlasishev em 1998, no qual seria utilizado apenas em seu local de trabalho, logo após a primeira versão não estável lançada em 2001 (v.1.0aphal). Em 2004 foi lançado a versão instável (v.1.0), em 2005 foi fundado a Zabbix SIA Company que prestá suporte técnico e comercial do produto,  em 2012 foi criado o Zabbix Japão LLC, ao longo dos anos foram surgindo novas versões e aprimorando mais recursos que iremos falar ao longo de vários posts. Há pouco tempo a Zabbix lançou a versão 2.2.4 que contém uma imensa lista de features.

Atualmente a Zabbix SIA tem 11 parceiros no Japão que promovem e fornecem produtos e serviços Zabbix para as empresas locais , incluindo Bancos, Companhias de Seguros , Telecomunicações, Manufatura , Transportes e Empresas de Logística , Educação e organizações de Assistência Médica de forma ativa. O principal objetivo do Zabbix Japão LLC será envolver novos parceiros e apoiar o já existente, para ajudá-los a chegar a ainda mais empresas em diversos setores. A subsidiária também será a realização de atividades de marketing e publicidade , tornando a marca Zabbix ainda mais reconhecível no Japão .

O que é o Zabbix ? 

Zabbix é um software de monitoramento distribuído e Open Source, ao qual é capaz de monitorar todo ambiente Tecnologia, porém não só tecnologia e sim o que necessitar desde que saiba como coletar o dado que irá monitorar. Oferece um “frontend” amigável para configuração, manutenção e gerenciamento do mesmo, suporta monitoramento com SNMP v1 v2 v3 , IPMI, JMX, SSH, Agentes, VMware, Banco de Dados, Sites e muito mais.

Arquitetura

Zabbix é composto pro vários componentes de software, abaixo as principais:

Zabbix Server- Processo central de software Zabbix que realiza monitoramento, interage com proxies e agentes Zabbix, calcula gatilhos, envia notificações; um repositório central de dados.

Database Storage- Todas informações configuração do Zabbix, inclusive todos os dados coletados do monitoramento.

Web interface- Visualização de dados coletados, Configurações do Zabbix, Centralização.

Zabbix Proxy-  É uma opção a mais para o seu ambiente de monitoramento, diminuindo a grande carga do servidor Zabbix, muito utilizado para monitoramento em ambientes remotos. No cenário que criei abaixo temos o Zabbix Server publicado em Nuvem ou na Matriz e temos diversas filiais, logo em cada filial irá existir um Zabbix proxy.

funcionamento zabbix proxy

Clique na imagem para maior resolução.

Os agentes nas filiais enviará os dados para o servidor Zabbix Proxy que passara pelo firewall da filial, até chegar na matriz ou onde estiver o Zabbix Server, sendo assim é necessário utilizar apenas uma porta para comunicação, menos carga no servidor Zabbix e caso ocorra algum incidente com o mesmo os Proxy estão coletando os dados dos agentes e assim que o Zabbix Server restabelecer o Proxy enviara os dados.

Dúvidas ? Fique a vontade!

Nós próximos artigos, será realizado a instalação do Zabbix Server, Instalação do Agente Windows, Monitoramento de Hyper-v Server e Monitoramento do Microsoft Azure Backup.